sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Geração Futura - Julho 2008


O projeto é uma iniciativa do Canal Futura voltada para jovens, com ênfase na experimentação audiovisual, na produção de TV e na formação de redes de articulação e comunicação. Através de workshops de TV e animação, de atividades de mobilização social e contato com múltiplas linguagens, são oferecidas aos participantes ferramentas técnicas e conceituais para expressão artística e participação efetiva na comunidade.

Por acreditar que a juventude brasileira tem um importante papel quando o assunto é produção de TV, engajamento e ação social, todo semestre o Futura abre suas portas para a Oficina de Produção de Vídeo Geração Futura. Quinze jovens de todo o Brasil são selecionados para aprender como o canal pensa a educação e prepara seus produtos. A partir deste processo começa uma relação de troca, diálogo, aprendizado mútuo e construção de parcerias.

Por ano duas turmas de jovens – formadas durante as férias de janeiro e julho - participam de workshops de câmera, edição, direção, roteiro, videografismo e produção, ministrados por profissionais do Futura e do mercado de produção de TV. Ao final da oficina, com quatro semanas de duração, cada grupo produz peças televisivas, que são exibidas na grade nacional do Futura.

No Canal Futura

Centro Técnico Audiovisual

:)

Foto tirada lá no Nós do Morro

;)

Gravação do Interprograma



Museu da República

Gravações no Museu da república

Estúdio televisivo de Beleza Pura

Gravações no Projac

Gravação do Interprograma - Santa Tereza - RJ



Entrevistado do Jornal Futura

Com Stânio (Videografista do Canal Futura)




Trabalhos com a PJ - Pastoral da Juventude


Quando entrei na Pastoral da Juventude, começei a querer ajudar mais, a fazer algo mais para a PJ. E foi isso que aconteceu. Nos teatros feitos e organizados por nós sempre fui o cenógrafo e o produtor dos logotipos, cartazes, convites, editor de vídeos, enfim, publicidade. Posto aqui, por exemplo, alguns dos logotipos que eu produzi para a pastoral em 2008. O logotipo continua o mesmo, porém ficou um pouco mais moderno, uma coisa mais voltada para uma outra dimensão. As cores também sofreram alterações.

VÍDEO DE ABERTURA DO PROGRAMA PJ! (parte 1)

(parte 2)

************************************

Logotipo: PJ CURIOSIDADES

LOgotipo: PJ TEATRO'S

Logotipo: PJ TV

Logotipo: PJ IDÉIAS

Abaixo, seguem-se alguns vídeos feitos para a PJ e que foram transmitidos na abertura de paças de teatro e eventos da Pastoral da Juventude.
ABERTURA [PARTE 1]

ABERTURA [PARTE 2]

ABERTURA [PARTE 3]

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Cinco irmãs!


Cinco Irmãs foi no nome que demos ao vídeo gravado durante uma viagem em Petrópolis. Não havia nada pra fazer numa manhã fria de sexta feira e resolvemos gravar o que seria o "início" de uma "novelinha"...Contei com a colaboração dessas cinco meninas que me ajudaram a bolar quase que "do nada" uma nini história > Juliana, Amanda, Marcela, Luana e Larissa. As cinco "irmãs".Em 1 hora (aproximadamente) elas me ajudaram a criar um pequeno diálogo, montaram um look e, logo em seguida, descemos para a parte externa do hotel, onde foram gravadas as "cenas". Curtam!Tá uma comédia!

CLARO CURTAS - VÍDEOS

Abaixo postei os 4 vídeos, dirigidos por mim, e que seriam inscritos no Festival Claro Curtas. Pra não perder o trabalho e o esforço, além das gravações que foram feitas em tempo recorde (e edição também), resolvi postá-los aqui.Curtam!

CURTA: PAOLA - O curta Paola traz a história alegre da jovem que curte a vida e usufrui de tudo aquilo que há de bom e está a disposição de todo e qualquer ser humano. "Ser feliz é o que importa" - ela garante.

CURTA: LUCIMARA - Vídeo sobre diversidade e inclusão feito para o festival Claro Curtas. O curta Lucimara traz a história da criança que compartilha com amigos a alegria que é viver numa escola cheia de coisas boas, pessoas maravilhosas e conhecimentos sem fim. Lá é seu paraíso!

CURTA: MIGUILIM - Curta sobre diversidade e inclusão.O curta Miguilim traz a história real de João Pedro, possuidor da síndrome de Marfan. A estatística da síndrome é de 1para 10.000 pessoas.Não por isso, J.P. tem os seus sonhos e as brincadeiras com os seus amigos, como principais passatempos. O nome do curta faz uma analogia ao personagem "Miguilim" de Guimarães Rosa no livro Campo Geral.


CURTA: ESPORTE DE MENINO (A)

Teatro - São João Batista 2008


Vídeo Making-OFF Teatro São João - [parte 1] - parte do vídeo que foi exibido antes da apresentação do teatro São João em 2008 - Junho

Vídeo Making-OFF Teatro São João - [parte 2] - parte do vídeo que foi exibido antes da apresentação do teatro São João em 2008 - Junho


A Peça de São João - idealizada pela Igreja São João Batista e realizada pela PJ - Pastoral da Juventude, foi uma grande operação a serviço de um espetáculo que ficasse perfeitamente mágico!E foi assim que ficou. Até eu participei num dos musicais. O teatro trazia a história de São João Batista, mas, ao mesmo tempo, em "intervalos" entre cenas e outras, surgiam musicais que traziam cenários vibrantes, cortinas coloridas, balões e bandeirolas...meninas de quadrilha, noiva, flores etc.
A produção foi grande. Logo no início foi apresentado um vídeo com novidades sobre a pastoral, bastidores e making off. Logo, começou a ser exibido um vídeo (uma espécie de curta) que dava uma introdução contemporânea pra peça. Algo que introduzisse a história da peça.

Atuando no musical 2 - Matrimônio, Matrimônio...Isso é lá com Santo Antônio!!!

Preparativos...

Cenógrafia! - curto muito!

Peças decorativas dos musicais - foi uma correria atrás das cortinas na hora do troca-troca de cenários!

Trabalhando (câmera discreta) rs-rs-rs

Eu, ao fundo, a imagem de São João Batista numa das bandeiras da produção artística liderada por mim. A bandeira trazia alegria, cores, dourado e fuxicos.

Querido São João!

Surto de loucura. Detalhe das cortinas coloridas que apareciam e desapareciam no decorrer da peça.

Fotografia - a minha 4ª arte!


Há momentos que resolvo sair de casa, com uma câmera na mão, sem rumo, sem destino, apenas guiado por circunstâncias, por momentos, por visões e ângulos que só eu vejo. Minha cidade é praticamente um baú histórico. Cortada por uma linha de trem e onde tudo se desenvolveu por ali. Hoje é cercada de casarios, palacetes e ruadelas de paralelepípedos mal colocados. Mas é a minha cidade! Posso até sumir daqui por alguns tempos, mas foi aqui que nasci e é a cidade que lembrarei pra sempre com orgulho. Nem um político a fará perder o ar da graça, o ar de anos 20, o ar de romantismo que inspira música, poema e paixão. Nenhuma outra mancha, nem o tempo, tirará a alegria que é conviver num lugar cercado por pessoas sorrindo correndo atrás de bois pintadinhos...crianças alegres na ilusória alegria de serem pê-gas por "mulinhas". Crianças que correm em busca de uma alegria infinita, de uma alma perdida. Crianças que passam momentos alegres pertos de figuras folclóricas que, crianças de cidades grandes e metrópoles, não tem o prazer e a honra de passar. Viver aqui é estar cercado por verde, montanhas que escondem um lugar abençoado por Deus, feliz pela cultura e rico pela história.

Crianças brincam nos arredores do Palacete Rambalducci

Igreja São João Batista - Muqui -ES

Pobreza X Passado

Feira Televisiva - 1º ano [Páginas da Vida]



Páginas da Vida foi a novela que meu grupo do 1º ano ficou pra trabalhar na Feira de Telenovelas lá da escola. Mas deu tudo certo. Ensaios, decoração, vídeos, tudo ficou do jeito (se não melhor) que imaginávamos.Foram semanas e semanas de ensaios e até brigas, mas o final foi glorioso e lindo!Curtam!



Aos seus lugares!



Campeões!



Trabalhos - casa da Lorena



Trabalhando...



A turma toda!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Plugadão! Programa/documentário - 2°ano 2007 [escola]



Plugadão foi o nome do programa bolado por meu grupo no 2º ano. Nosso dever era fazer um documentário sobre os diversos meios de comunicação da nossa cidade (rádio, alto-falante, tv, enfim). O "programa" foi gravado pelas ruadelas de Muqui e contou com a colaboração de Lara e Karen. Octávio foi o entrevistador e eu o roteirista e diretor. Pra começar visitamos todas as áreas de comunicação de nossa cidade. Desde o alto-falante, até as rádios e Tv (câmara, por exemplo). Realizamos entrevistas, fizemos anotações e no final, fizemos as chamadas dos programas que se intercalavam entre estúdio (cenário fixo do programa plugadão-construído na casa da Lara) e externa (gravado em algumas ruas em Muqui). O resultado foi um documentário num formato de programa, que foi entregue para a professora de Artes (que foi a idealizadora do projeto). O dvd fora entregue com capa que levava a logo do programa e um fundo com as antenas de tv da TV Câmara de Muqui. Acompanhava-se também um cd com a trilha sonora usada no programa. Tudo em uma embalagem colorida e alegre. Bem a ver com o programa.
Abaixo, algumas fotos. (2007);



Detalhe da abertura do programa;
Léo Alves - Diretor



Yo, Lara, Karen e Octávio! - estúdios da TV câmara Muqui - ES



Léo Alves - Roteirista plugadão!



Gravação na Rádio Muqui





Fazendo as compras dos materiais para o cenário do programa.